Dicas turísticas

Igreja da Candelária – Uma igreja magnífica


Igreja da Candelária

A Igreja da Candelária é a primeira igreja do Rio de Janeiro, datada de 1630. Ela foi construída no local de uma capela fundada em 1610 por Antônio de Palmas e sua esposa em agradecimento por ter sobrevivido a um naufrágio. Desde então, passou por uma série de reformas para chegar ao modelo atual, inaugurado em 1898.

Ela fica localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e é um dos principais monumentos religiosos da cidade, palco tradicional de casamentos da sociedade carioca. A cúpula, trazida de Lisboa, é adornada por oito estátuas de mármore; as portas são esculpidas em bronze; e o interior é revestido de mármore branco, rosa, verde e amarelo, de influência italiana.

A fachada vertical é herança da arquitetura gótica, ao mesmo tempo em que apresenta traços neoclássicos. No teto da nave há seis painéis de Zeferino da Costa, que contam a história da igreja, considerada uma das mais belas do Rio. O mesmo artista é responsável pelos painéis que adornam a parte de cima da cúpula da Igreja da Candelária, representando personagens do Antigo Testamento, a Virgem Maria e as Sete Virtudes.

Igreja da Candelária, no centro do Rio de janeiro, vista por dentro.

A Candelária é palco para a realização de missas especiais, encontros focados no resgate de sua história e uma série de concertos musicais, com o Projeto Candelária, tendo atraído mais de 220 mil pessoas em suas mais de 480 apresentações.

A Candelária abriga também um museu sacro, um arquivo com documentos datados dos séculos 18 e 19 e uma biblioteca, inaugurada em 2001. A Igreja localiza-se na Praça Pio X, no Centro e o horário de Funcionamento: Seg a sex, das 7h30 às 15h50; sáb, das 9h às 12h; dom, das 9h às 13h.

A maior igreja do Rio de Janeiro é, com certeza, um lugar de tranquilidade e paz em meio ao movimentado centro da cidade que você precisa conhecer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *