Dicas turísticas

Igreja da Penha – Escadarias da Fé


Igreja da Penha, Rio de Janeiro

A Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha de França, mais conhecida como Igreja da Penha, é um tradicional santuário localizado no bairro da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro, erguida no alto de uma pedra. É famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos agradecendo graças alcançadas por Nossa Senhora da Penha.

A Igreja Nossa Senhora da Penha, de arquitetura eclética brasileira, é alvo de grande devoção dos católicos, atraindo grande fluxo de pessoas durante o ano, principalmente em Outubro, mês que acontecem as festas.

O Santuário da Penha conta com uma grande infraestrutura para acolher os devotos, contando com a comodidade de bebedouros, lanchonetes, banheiros  e outras diversas instalações.

A história da Igreja da Penha

A história da capela teve início com o dono do quinto da Sesmaria, capitão Baltazar, em 1635 em agradecimento a Nossa Senhora pelo salvamento de um acidente que poderia ter sido fatal. O capitão, querendo ver suas terras do alto da pedra, foi atacado por uma serpente e ao pedir a proteção da Santa, esta mandou um lagarto, inimigo das serpentes, livrando-o do acidente, e em agradecimento mandou construir uma pequena capela no alto da pedra, que foi crescendo e se desenvolvendo até a Igreja atual.

A escadaria viria mais tarde, mais precisamente no ano de 1819. Em 1817, um casal muito piedoso pediu a santa que os dessem um filho, já que eram casados por muito tempo e ainda não tinham filhos. A esposa, Sra. Maria Barbosa, confiou, pediu e prometeu esculpir uma escada no duro granito do Penhasco para tornar mais fácil o acesso a Igreja. No ano seguinte, 1818, o filho veio e finalmente a escadaria estava pronta no ano de 1819.

Para aqueles que não desejam subir ou descer os 382 degraus da escadaria principal, o acesso do pátio até a Igreja pode ser feito através de um novíssimo bondinho, com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora.

Além da Igreja no alto do penhasco, no pátio encontram-se as facilidades de mais uma igreja, donde também os fiéis podem fazer suas confissões e uma loja com artigos de Nossa Senhora da Penha, além de outros artigos religiosos.

Há também uma concha acústica para a realização de eventos culturais em uma área para 30.000 pessoas; a Sala dos Milagres, o Museu da Basílica Santuário da Penha e a Exposição de quadros de Nossa Senhora, abertos em todos os domingos de festa e com entrada franca.

Anualmente realizam-se os festejos da padroeira, no mês de outubro, promovendo a celebração de missas de hora em hora, shows religiosos, procissões luminosas, missas campais, apresentação de corais e a festa na ladeira de subida ao santuário com as tradicionais barracas de comidas típicas, doces diversos e música ambiente. A Basílica permanece aberta diariamente das 7h às 18h.

Para conhecer mais sobre a Basílica da Penha, acesse o site https://www.basilicasantuariopenhario.org.br/



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *