O Estádio Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, ou “Maraca” para os cariocas, é o cenário dos mais importantes clássicos do futebol brasileiro e já foi palco de momentos históricos do futebol internacional.
Inaugurado em 1950 na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu jogos da Copa do Mundo daquele ano e algumas partidas do Mundial de 2014, incluindo a final. Também sediou jogos da Copa das Confederações de 2013, cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e dos Jogos Olímpicos, em 2016. Mais recentemente, recebeu a Copa América, em 2019. O milésimo gol do Rei Pelé, em 1969, foi feito no gramado do grande templo do futebol brasileiro.
A origem do nome Maracanã
O Maracanã, inicialmente recebeu o nome de Estádio Municipal. Naquele ano, a capacidade oficial do estádio era de 155 mil lugares, o que fez o Maracanã superar o Hampden Park, de Glasgow, e se tornar o maior estádio do mundo na época.
O nome oficial do estádio, Mário Filho, foi dado em homenagem ao falecido jornalista pernambucano, irmão de Nelson Rodrigues, considerado o idealizador do Maracanã.
Já o nome popular é oriundo do Rio Maracanã, que cruza a Tijuca passando por São Cristóvão, desaguando no Canal do Mangue antes do deságue na Baía de Guanabara. Em língua tupi, a palavra maracanã significa “semelhante a um chocalho”.
Antes da construção do estádio, existia, no local, grande quantidade de aves vindas do norte do país chamadas maracanã-guaçu. Devido à construção do estádio, foi criado o bairro do Maracanã, onde o estádio fica localizado, originalmente parte do bairro da Tijuca.
Eventos
Além de eventos e competições esportivas, o complexo do Maracanã também é local de shows de grandes nomes da música brasileira, como Ivete Sangalo, e internacional, com o precursor Frank Sinatra, em 1980, Madonna, Rolling Stones, Paul McCartney, Tina Turner, Foo Fighters e Coldplay. Também recebeu missas campais presididas pelo Papa João Paulo II, em 1980 e 1997.
Maiores públicos
O maior público em uma partida de futebol na história do Maracanã ainda é do ano de sua inauguração, em 1950, na final da Copa do Mundo, quando 199.854 pessoas assistiram a derrota do Brasil para o Uruguai por 2×1. Esse jogo também é conhecido por ter o maior público presente em uma partida de futebol na história
Em relação aos eventos, temos um empate entre os maiores públicos registrados no local: Tina Turner, em 1988 e o evento da Chegada do Papai Noel em 1989, com a presença de artistas como Xuxa e as Paquitas, Trem da Alegria, Balão Mágico e outros contaram com a presença de 200 mil pessoas.
O estádio passou por uma grande reforma para a Copa do Mundo de 2014 e, atualmente, tem capacidade para cerca de 78 mil torcedores. Bares e lanchonetes ficam abertos ao público em dias de jogos.