Dicas turísticas

Pedra Bonita – Rio para aventureiros


vista da pedra bonita
Vista a partir da Pedra Bonita, com a praia de São Conrado ao fundo. Foto: Diego Baravelli

Localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita fica, precisamente, ente a Pedra da Gávea e os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. No âmbito do parque, ela fica no Setor C, uma área geograficamente isolada da sede do parque.

Certamente, é um dos locais mais bonitos e mais fáceis de acessar da cidade maravilhosa.

Trilha

Com duração de 40 minutos, o percurso é considerado leve e relativamente fácil, sem muitos obstáculos. Esse passeio é indicado àqueles que estão começando a praticar trilhas, já que não exige muito preparo físico, ou para quem quer apenas apreciar um dos visuais mais bonitos do Rio de Janeiro.

Lá, se pode encontrar várias atividades recreativas e esportivas, tais como: Caminhadas, trilhas, voo livre e alpinismo.

Possui trechos íngremes, e parte do percurso tem vegetação baixa e não oferece proteção solar natural.

A caminhada é agradável e passa por áreas de reflorestamento com mata fechada.

Pedra Bonita - Rio de Janeiro
Pedra Bonita – Rio de Janeiro. Fonte: tranportal.com.br

No cume, que tem uma altitude de cerca de 696 metros, o visitante se depara com uma vista deslumbrante da Pedra da Gávea, praias da Barra, São Conrado, Leblon e Ipanema, além do Morro Dois Irmãos, Floresta da Tijuca e algumas partes da Zona Sul.

Como chegar?

Para o acesso de carro, se você vier da Zona Oeste e Zona Sul do Rio de Janeiro, a melhor opção é através da Estrada da Canoa. Se acessar a Pedra Bonita pela Baixada Fluminense e Zona Norte, então, a melhor opção é através do Alto da Boa Vista.

Se você utilizar o seu próprio carro, então, se programe para chegar cedo. Isso é fundamental para que você consiga estacionar no local. Vale destacar que há dois estacionamentos: Um para visitantes e outro para os funcionários do local.

Para quem quer chegar de ônibus, é possível pegar a linha 448 que vai até o Alto da Boa Vista, descendo no Corpo de Bombeiros do Alto. Esta linha de ônibus irá lhe deixar bem no início da trilha.

A trilha começa na Estrada da Pedra Bonita. Para chegar lá é preciso subir a Estrada das Canoas até encontrar uma placa indicando o início do trajeto. Há estacionamento no início da trilha e, no mesmo local, funciona a rampa de voo livre do Rio. Quem sabe você não aproveita e faz um salto de asa delta ou parapente?

voo de parapente na pedra bonita
Voo de parapente na Pedra Bonita

Melhores dias para visitar

Nos dias de sol forte, o calor é realmente bem intenso no topo da Pedra Bonita. Portanto, não se esqueça do protetor solar. Além disso, antes de se programar, fique atento com a previsão do tempo, para evitar dias de chuva.

Em relação a época do ano, o clima no Outono é simplesmente sensacional para subir a Pedra Bonita. Neste sentido, há um consenso entre todos os cariocas de que o Outono é a melhor época do ano para tudo na cidade maravilhosa.

Gostou das nossas dicas sobre o passeio até a Pedra Bonita? Comente dizendo o que achou e deixe também a sua dica!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *