Cultura

Mosteiro de São Bento – Patrimônio de fé


Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro

O Mosteiro de São Bento foi fundado em 1590 por monges vindos da Bahia, e foi construído a pedido dos próprios habitantes da recém-fundada cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Além disso, foi a segunda Ordem religiosa a estabelecer casa no Rio de Janeiro, sendo os beneditinos antecedidos apenas pelos jesuítas.

Está localizado no Morro de São Bento, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, na Rua Dom Gerardo, nº 68.

Em pleno centro da grande metrópole, moradores e turistas encontram no monastério um lugar de paz, silêncio e oração.

O Mosteiro

Mosteiro de São Bento visto por dentro
Interior do Mosteiro de São Bento.

Dentro do Mosteiro também se encontram o Colégio de São Bento, as Edições Lumen Christi, a Faculdade de São Bento, a Casa de Retiros de Emaús e a Obra Social São Bento.

A visita é restrita à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa ao Mosteiro. Detalhes como o portão em ferro art nouveau e os altares em jacarandá cobertos por ouro impressionam. Por isso, ele é um dos principais monumentos de arte colonial da cidade e do país.

A riqueza esplendorosa da sua arquitetura e suas obras de arte são um espetáculo contemplativo a parte, mas que concorrem em beleza com o belíssimo canto gregoriano dos monges. Diariamente, acontecem as celebrações do Ofício Divino e da Missa.

As celebrações

De segunda a sexta, às 7h30, são realizadas missas solenes com canto gregoriano, que também acontecem aos sábados, às 8h, e aos domingos, às 10h. As missas com canto gregoriano são bem concorridas, então, para conseguir um lugar para sentar é preciso chegar cedo.

Apesar da crescente flexibilização do isolamento social durante a atual pandemia, e a permissão para a reabertura das igrejas na cidade do Rio de Janeiro, o mosteiro de São Bento ainda não está aberto para receber fiéis e visitantes.

Durante esse período, as celebrações estão sendo transmitidas pelo canal do mosteiro no YouTube. Você pode acessar o canal nesse link: https://www.youtube.com/channel/UC9uYMekkGQSJfMjZ0WSE40w

Além de acompanhar as missas, no site https://www.mosteirodesaobentorio.org.br/ você pode até mesmo fazer um tour virtual pelo Mosteiro de São Bento enquanto ele não reabre para visitas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *