Cultura

Aterro do Flamengo – Maior parque urbano do Rio


Imagem aérea do Aterro do Flamengo, no Rio de janeiro

O Aterro do Flamengo é uma enorme área de lazer arborizada, com ciclovia, pista de corrida e uma vista deslumbrante para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Além disso, é o marco paisagístico das transformações urbanas do Rio de Janeiro nas décadas de 1950 e 1960.

Constituído por uma área construída sobre aterros sucessivos na Baía de Guanabara, estende-se do Aeroporto Santos Dumont ao início da Praia do Flamengo. Foi idealizado para ser um local de melhoria da qualidade de vida e convivência dos cidadãos com a cidade. Nele, você tem uma grande sensação de liberdade.

A construção do Aterro do Flamengo

O Aterro foi construído com o material de desmonte do Morro de Santo Antônio. Para sua conclusão, foi necessário intervir em parte da orla do Flamengo para a realização da obra. Inaugurado em 1965, com 1,2 milhão de metros quadrados, e certamente sintetiza uma tradição do Rio de Janeiro de unir a natureza a importantes espaços verdes construídos pelo homem.

História e cultura

O Aterro do Flamengo conta com importantes locais históricos. O primeiro que podemos citar é o Parque Brigadeiro Eduardo Gomes, mais conhecido como Parque do Flamengo, que dá nome ao complexo de lazer. É tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, abriga atrações como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Marina da Glória, o Monumento a Estácio de Sá e o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra, mais conhecido como Monumento aos Pracinhas, inaugurado em 1960.

O Vivo Rio é uma das principais casas de show do Rio e está localizada no Aterro do Flamengo.
O Vivo Rio é uma das principais casas de show do Rio e está localizada no Aterro do Flamengo.

O Aterro também tem importantes locais culturais, como por exemplo o Museu Carmem Miranda, dedicado à Pequena Notável, uma das mais famosas cantoras brasileiras e símbolo internacional do país. O prédio circular possui um acervo de mais de 3 mil itens pertencentes à artista. Outro ponto badalado é o Vivo Rio, uma grande casa de shows e espetáculos. Inaugurada em 2006, já recebeu grandes nomes da MPB e astros internacionais. Outra dica é o Oi Futuro, um espaço de inovação e criatividade, com iniciativas colaborativas e inovadoras nas áreas de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte.

Então, gostou de saber mais sobre esse espaço tão rico de atividades que é o Aterro do Flamengo? Sobre qual outro lugar do Rio você gostaria que a gente falasse aqui no blog? Deixe nos comentários.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *