Dicas

Parque Lage – Você precisa conhecer!


Pátio interno do Parque Lage com o Cristo Redentor ao fundo

O Parque Lage está localizado aos pés do Morro do Corcovado, próximo ao Jardim Botânico, e possui opções de programas culturais e artísticos. Com origem de um antigo engenho de açúcar, faz parte da memória histórica da cidade. Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio.

O belíssimo parque tem estilo romântico europeu e é composto pela floresta nativa de Mata Atlântica. No local destacam-se lindas palmeiras imperiais, lagos e ilhas artificiais, além de cavernas e aquários. É muito procurado por famílias, especialmente nos finais de semana e é bem indicado para crianças, pois tem brinquedos e grande área ao ar livre. Um ótimo lugar para fazer piqueniques!

No casarão do século XIX funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), que oferece formação gratuita para artistas iniciantes, cursos de capacitação em arte para jovens, e uma intensa programação de exposições, seminários, palestras e mostras de vídeos. Nela também há uma biblioteca e um auditório com capacidade para 150 pessoas. No pátio central da mansão, à beira da piscina, funciona o Bistrô Plage, que tem um café da manhã maravilhoso, além de almoço e jantar com produtos orgânicos.

vista aérea do palácio do Parque Lage
Visão aérea do palácio do Parque Lage.

O que fazer no Parque Lage?

Existem muitas possibilidades de atividades para se fazer no Parque Lage. Você pode ir simplesmente para passar uma tarde tranquila, pode fazer trilhas (preferencialmente em grupo), tomar um cafezinho (ou um café da manhã completo), e principalmente pra tirar fotos.

Café da manhã no Parque Lage
O Café da manhã do Parque Lage está entre os melhores do Rio.

Vale ressaltar que você não pode circular com câmeras fotográficas profissionais dentro do palacete sem autorização. Os ensaios fotográficos precisam ser agendados com antecedência junto à administração do parque.

Outra atividade bastante praticada são os piqueniques. E nunca é demais lembrar: se você fizer um piquenique no Parque Lage, tenha extrema atenção pra limpar tudo muito bem depois.

Pro fim, e não menos interessante, existe também a possibilidade de fazer uma visita guiada ao parque, onde você vai contemplar a beleza toda do lugar e ainda aprender a história dele com uma guia.

Essa atividade, em especial, é paga e custa R$30,00 por pessoa. A duração é de mais ou menos 1 hora. Além disso, ela pode ser “personalizada” pra cada grupo. Os dias e horários são só de terça à sexta, às 14h. Aos sábados tem às 12h.

Visita guiada ao Parque Lage
Visita guiada ao Parque Lage

Uma INFORMAÇÃO IMPORTANTE! Apesar dos paralelepípedos na entrada, você pode ir de cadeira de rodas sim, e tem um elevador pra pessoas com mobilidade reduzida na escada principal, que dá acesso ao Casarão.

Horário de funcionamento do parque

O Parque Lage funciona de 8h às 17h (mas fecha às 18h durante o horário de verão!), todos os dias.

Já o Café do Parque (Bistrô Plage) fica aberto das 9h às 17h. Menos nos sábados, que abre só às 13h e vai até às 17h.

Você pode ver mais informações aqui, no site oficial.

Como chegar no Parque Lage?

Como o estacionamento do Parque é reservado para professores e alunos da Escola de Artes Visuais, a melhor maneira de ir é de metrô ou ônibus.

Se você estiver hospedado aqui com a gente, no Temporada Copacabana, é só pegar o metrô e saltar na estação Botafogo. Do lado de fora da estação, você vai pegar um ônibus integração do metrô, que vai te deixar perto do Parque Lage (fala com o motorista pra te dar um toque).

Esse é um passeio para se fazer no Rio que com certeza você não vai se arrepender!

E aí vai uma dica! O Parque Lage é o ponto certo para os apaixonados. Não tem erro, leve seu par!



One thought on “Parque Lage – Você precisa conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *