Dicas

Jardim Botânico do Rio de Janeiro


Caminho das palmeiras - Jardim Botânico do Rio de janeiro

O Jardim Botânico, além de ser um bairro residencial do Rio de janeiro, é também o nome dado ao parque, onde os visitantes podem passear e conhecer a casa das orquídeas, palmeiras imperiais e vitórias-régias. Ele fica próximo ao Parque Lage (que já mostramos aqui no blog), onde estão as trilhas arborizadas que levam do Morro do Corcovado à estátua do Cristo Redentor e à floresta tropical do Parque Nacional da Tijuca (que também já falamos sobre). A área também é conhecida por seus bares chiques e restaurantes sofisticados famosos por sua culinária.

O parque

Fundado em 1808 por Dom João VI, é um importante ponto turístico da cidade. Possui centenas de espécies da fauna e da flora, amplamente visitado por pesquisadores. Com 137 hectares, abriga coleções raras de bromélias e orquídeas, além de árvores centenárias e plantas exóticas. Ou seja, um verdadeiro paraíso em meio à cidade.

Visitar o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é sentir-se observado por majestosas árvores centenárias, imaginando quanto tempo se passou e quantas pessoas já admiraram estes jardins com uma diversidade de exemplares da flora brasileira e americana. O Jardim Japonês, o Orquidário e a Estufa das Bromélias se juntam às Palmeiras Reais para compor o encantamento do lugar. Visita imperdível.” (Avaliação do Jardim Botânico no TripAdvisor)

Além do aspecto ecológico, o parque guarda um rico patrimônio histórico e cultural, com obras do início do século XVI. Entre os monumentos estão as estátuas de Eco e Narciso, de mestre Valentim, o Portal da Academia de Belas Artes, projetado por Grandjean de Montigny, e o Jardim Japonês, criado em 1935 a partir da doação de 65 espécies de plantas típicas do Japão.

O parque também é um local excelente para a observação de pássaros, pois conta com diferentes espécies nas copas e troncos das árvores. No Museu do Meio Ambiente e Espaço Tom Jobim, você pode curtir shows, exposições e eventos culturais.

Em conclusão, podemos definir o Jardim Botânico do Rio de Janeiro como um lugar ideal para curtir com a família, que você precisa conhecer, seja você carioca ou não!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *