Dicas

Pedra do Telégrafo


Pedra do Telégrafo - Rio de Janeiro

A Pedra do Telégrafo se destaca pelas incríveis fotos que mostram pessoas à beira do abismo. Elas são conseguidas através de um ângulo específico que cria uma ilusão de ótica. Ela está localizada no Morro de Guaratiba, situado no Parque Estadual da Pedra Branca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No ponto mais alto é possível observar toda a Restinga da Marambaia de um lado e as Praias Selvagens do outro, além das Praias de Grumari, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, e a Floresta da Tijuca ao fundo.

Uma curiosidade sobre o local é que ele possui esse nome por causa das instalações militares que existiam lá e serviram de apoio para observação de submarinos durante a Segunda Guerra Mundial. 

Como subir a Pedra do telégrafo?

Para se chegar, é preciso ir até o final do Recreio dos Bandeirantes, passar pelo Túnel da Grota Funda e pegar a segunda saída após o túnel, seguindo pela Estrada da Barra de Guaratiba até chegar à praia, onde se inicia a trilha.

Sinalização na trilha

A trilha começa na Praia Grande, em Barra de Guaratiba, e os 354 metros de altitude são vencidos com uma caminhada de cerca de 50 minutos, (dependendo do ritmo do grupo) levemente inclinada. São vários os mirantes no percurso.

Para que você conheça um pouco melhor sobre esse passeio e sobre a trilha, compartilhamos esse vídeo, cheio de dicas e detalhes, do canal do Apure Guria, que também tem um post super completo sobre a visita ao local, que você pode encontrar aqui.

O truque da foto pendurado na pedra

A pedra que a gente vê nas fotos se chama Pedra da Bigorna, devido ao seu formato. As fotos fazem sucesso porque há uma ilusão de ótica. Na verdade, o chão está bem pertinho mesmo, fica a uns 50 centímetros de quem se pendura, então não tem erro.

Dicas para fazer a trilha da Pedra do Telégrafo

  • O ideal é ir de tênis e usar roupas leves. Não esqueça também o boné, repelente, bastante água e um lanchinho.
  • Separe R$7 para economizar tempo e diminuir a trilha. Há moto-taxis que podem te levar até a parte da trilha onde só da para andar a pé, você irá encontrá-los no centro de Guaratiba e, se não os avistar, pode perguntar no comércio local.
  • Próximo ao pôr do sol, o céu fica com aquela cor linda, mas não é o melhor horário pois a luz já está bem baixa e há uma pedra que esconde o sol. O visual mais legal fica no mirante, antes de chegar na pedra do telégrafo.
  • Tente subir ainda de madrugada para ver o Sol nascer. Esse espetáculo acontece no mar à frente, deixando a paisagem ainda mais inspiradora para tirar fotos lindas!
  • Se não puder ir ao nascer do sol, sugerimos que vá beem cedinho, evitando filas, falta de vaga e etc.

E aí, gostou das nossas dicas? Já conhece a Pedra do Telégrafo? Conta pra gente como foi a sua experiência!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *