Cultura

Santa Teresa – A essência do Rio


Santa Teresa - A essência do Rio

Santa Teresa é a essência do Rio: história, gastronomia, boemia, cultura, natureza e… amor.

As origens do bairro são do século XIX, quando o Convento de Santa Teresa foi construído, por isso o nome do local. A região já foi habitação da antiga aristocracia carioca e esse é o motivo de podermos observar grandes casas e mansões até hoje.

O bairro está situado na região central e acima de uma colina, o que proporciona visões privilegiadas da zona sul e central da cidade maravilhosa.

Atrações de Santa Teresa

O Bondinho de Santa Teresa e todo o seu charme.

O Bondinho de Santa Teresa foi implantado em 1872 e foi por muitos anos a única linha de bonde da cidade do Rio de Janeiro. Tendo sido interditado por um bom tempo depois de um acidente ocorrido, atualmente para a alegria dos moradores, está de volta em funcionamento.

A linha, liga o Centro do Rio ao bairro de Santa Teresa. Não é apenas um meio de transporte real para moradores do bairro ou turistas, mas também uma atração da cidade, que faze parte do cenário local e tornou-se cartão-postal.

A estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca.

Aa Escadaria Selaron é outro local muito procurado. Possui 215 degraus totalmente revestida por azulejos coloridos e de diferentes tamanhos e estampas. A obra foi o trabalho do artista plástico chileno Selarón.

A escadaria Selaron é uma dos pontos mais visitados de Santa Teresa

Por fim, outro ponto bastante visitado é o Parque das Ruínas. O local é a antiga mansão de uma das personalidades que viviam no bairro. Após a morte da proprietária, em 1946, o casarão ficou abandonado e entregue às ruínas. Finalmente, em 1994 a Secretaria Municipal da Cultura adquiriu a casa e reformou, inaugurando em 1997 o centro cultural com teatro, galerias de exposição, palco externo, extensas áreas de jardins, terraços panorâmicos e um mirante com vista privilegiada da região do Centro, da Lapa e de todo o contorno da Baía de Guanabara. 

Parque das Ruínas, localizado no alto de Santa Teresa

Romantismo em Santa Teresa

Santa Teresa possui um ambiente romântico, onde você pode caminhar de mãos dadas pelas ruas bucólicas ou passear no famoso Bonde de Santa Teresa conhecendo casarões antigos, já citados, e a variedade de restaurantes e bares da região.

Algumas dicas de lugares para curtir esse clima romãntico que o bairro oferece são o Restaurante Aprazível (comida brasileira), Restaurante Térèze (comida francesa) e Adega do Pimenta (comida alemã).

São muitos os fatores que tornam o bairro de Santa Teresa, esse local charmoso e atraente, bem no centro do Rio de Janeiro. Por isso, com certeza é um lugar que todos os que visitam a cidade, precisam conhecer, para experimentar um pouco da essência e tradição da cidade maravilhosa.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *