Dicas

Cristo Redentor – Camarote do Rio de Janeiro


Cristo Redentor

O Cristo Redentor é o símbolo do Brasil! É o primeiro santuário a céu aberto do mundo, que contou com grande participação dos brasileiros e, principalmente, cariocas para a construção.

Oferece uma vista panorâmica da cidade do Rio de Janeiro, apreciada por milhares de pessoas de todo o mundo que o visitam diariamente. O verdadeiro camarote da Cidade Maravilhosa!

Está situado no Morro do Corcovado, que tem a rica beleza natural do Parque Nacional da Tijuca. É um lugar de cultura, diálogo e fé!

Cristo Redentor, com Rio de janeiro ao fundo.

Construção e história

O monumento ao Cristo Redentor é todo revestido de pedra-sabão e, por trás de cada pedra, há o nome de uma pessoa que ajudou a construi-lo. Na imagem também é possível ver um coração, por ser uma imagem estilizada do Sagrado Coração de Jesus. O coração é a única parte que é revestida de pedra-sabão também no interior. Atrás do monumento está localizada a Capela de Nossa Senhora Aparecida, onde os visitantes vão fazer orações.

Idealizado nas comemorações do centenário da Independência do Brasil, o Cristo Redentor foi totalmente construído com doações do povo brasileiro, em uma campanha de arrecadação organizada pela Igreja Católica. Desde a inauguração, já recebeu visitantes ilustres, como o Papa João Paulo II, o Dalai Lama, a Princesa Diana, o Príncipe Charles e o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Turistas no Cristo Redentor

Por estar no alto do Corcovado, o monumento foi projetado para resistir a ventos de até 250km/h, uma média quatro vezes maior do que a registrada na época da construção. O interior é composto por escadarias, que levam aos braços e à cabeça do Cristo. Tem uma altura de 38 metros, sendo 30 metros do monumento e 8 metros do pedestal, o equivalente a um prédio de 13 andares. Cada braço tem uma área de 88m². A cabeça pesa 30 toneladas e o pé mede 1,35m.

É o principal cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil, além de ser, merecidamente, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Como chegar

Para chegar até o Trem do Corcovado, de metrô, desça na estação Largo do Machado e pegue o ônibus de integração que vai para o bairro Cosme Velho. O ponto de descida é a Igreja São Judas Tadeu. O valor para os dois é de R$5,80 por pessoa.

De ônibus, funciona da mesma maneira, só dá para chegar até a estação do Trem do Corcovado. As linhas variam de acordo com o seu ponto de partida. Se você estiver em Copacabana ou no Leblon, pegue a linha 583, sentido Cosme Velho.

Do centro da cidade partem o 117, o 422 e o 118, sentido Zona Sul. As tarifas por trecho são de R$3,95 por pessoa.

Trem do Corcovado subindo em direção ao Cristo.
Trem do Corcovado subindo em direção ao Cristo.

Para ir da estação ao Santuário Cristo Redentor é necessário utilizar um dos dois tipos de transporte: o trem, gerido pela concessionária Trem do Corcovado, ou a van, gerido pela concessionária Paineiras Corcovado. Os bilhetes você pode adquirir pelo site ou nas bilheterias.

Se você está no Rio de Janeiro, é praticamente sua obrigação conhecer o Cristo Redentor.

OBS: É importante lembrar que o funcionamento, assim como os horários de abertura e fechamento podem ser alterados, de acordo com as normas de segurança contra o covid-19.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *