Sim, nós já falamos do Cristo Redentor aqui no blog. Sobre sua construção, história e sobre come chegar lá.
Hoje nós vamos mostrar por que o monumento do Cristo Redentor no Rio de Janeiro é, e sempre será, o mais famoso do Brasil e do mundo!
Por que estamos falando isso? Recentemente surgiram muitas notícias e até uma polêmica, sobre a construção de uma estátua do Cristo Redentor, na cidade de Encantado – RS, maior do que a que temos aqui no Rio.
Não, isso não é uma disputa, mas estamos aproveitando a repercussão do assunto para reafirmar a beleza do Cristo Redentor, reconhecidamente uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
O Cristo Redentor de Encantado – RS
Vamos primeiro falar um pouco da estátua da cidade gaúcha, que na verdade é chamada de Cristo Protetor. Ela tem 43 metros (5 metros a mais do que a do nosso Cristo carioca).
A construção foi iniciada em 2019 e tem previsão de ser concluída no final desse ano (2021). Os materiais utilizados são concreto e ferro e o orçamento está avaliado em R$ 2 milhões. A verba para a construção foi arrecadada por meio de doações de empresários e da comunidade.
Braços abertos sobre a Guanabara
Em tom de brincadeira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, compartilhou em seu Twitter: “Construir estátua maior é moleza! Quero ver é ter essa vista…”.
É um fato inegável a importância do Cristo Redentor para o turismo do Rio e do Brasil. Tanto é que prontamente, o prefeito de Encantado também entrou na brincadeira, aproveitando para reconhecer o monumento carioca e divulgar sua cidade e região:
“Sem discussão. O Rio de Janeiro continua lindo e o mundo inteiro já conhece. Agora venham todos conhecer o Cristo Protetor de Encantado e as belezas do Vale do Taquari, conhecer nossa cultura e saborear nossa culinária maravilhosa”.
Como toda brincadeira tem um fundo de verdade, é praticamente impossível não concordar com a frase do atual prefeito do Rio.
Do alto do Cristo Redentor, que está localizado no topo do morro do Corcovado, em meio à Floresta da Tijuca, tem-se uma vista privilegiada da Cidade Maravilhosa.
É possível ver grande parte das praias do Rio, a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Maracanã, a Ponte Rio-Niterói e vários outros pontos turísticos da cidade.
É inaceitável vir ao Rio de Janeiro e não visitar o Cristo Redentor (Vale lembrar que no momento da publicação desse post a visitação ao Cristo já está liberada ao público).