O Parque Nacional da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, com uma extensão de quase 4 mil hectares de Mata Atlântica. Criado em 1861, é o parque nacional mais visitado do Brasil, recebendo mais de três milhões de visitantes de todo o mundo por ano. Possui uma fauna e flora exuberantes, com muitas espécies de animais e plantas
Tem acesso pelas zonas Norte, Sul e Oeste e é dividido em quatro setores: Floresta, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca. O parque tem opções de programas para todos os públicos. Você pode fazer desde piquenique até voo livre, escalada e trilha. Dentro dele estão famosos cartões postais: o Morro do Corcovado, onde está localizado o monumento ao Cristo Redentor, a Vista Chinesa, a Pedra da Gávea, o Parque Lage e as Paineiras. Visitar o Parque é garantia de ar puro, vistas deslumbrantes e contato com a natureza!

Origem do parque
Em 1861, as florestas da Tijuca e das Paineiras foram declaradas por D. Pedro II como Florestas Protetoras. A partir de então, teve início um processo de desapropriação de chácaras e fazendas, para promover o reflorestamento e permitir a regeneração natural da vegetação.
Ainda é possível identificar pés de café, construções e ruínas das antigas fazendas ao andar pelas trilhas do parque nos dias de hoje. Pode-se dizer que a Tijuca está entre as áreas protegidas pioneiras no mundo, já que é mais antiga até do que Yellowstone, o primeiro Parque Nacional, criado em 1872, nos Estados Unidos.
Fauna
A fauna de vertebrados no Parque Nacional da Tijuca é relativamente diversa e inclui espécies de mamíferos de médio porte, répteis e espécies de pequeno porte como anfíbios e aves.
São 63 espécies de mamíferos, 226 espécies de aves, 39 espécies de anfíbios e 31 espécies de répteis. Além de várias espécies de invertebrados, que possuem um importante papel no ecossistema.
Flora
O Parque Nacional da Tijuca apresenta uma biodiversidade bastante relevante, com 1619 espécies vegetais. Infelizmente, 433 dessas espécies estão ameaçadas de extinção.
Cuidados ao visitar o parque
Os visitantes que quiserem passear pelo parque devem tomar alguns cuidados e obedecer algumas regras:
- Não levar animais de estimação;
- Não retirar plantas;
- É proibido alimentar os animais;
- Não deixar oferendas;
- Não jogar lixo nas trilhas ou na mata;
- É proibido fazer fogueiras;
- Não sair das trilhas demarcadas;
- Saber que o sinal de celular é fraco nas trilhas;

Atividades e atrações
O Parque nacional da Tijuca oferece inúmeras atrações para todos os tipos de gosto: desde áreas para piquenique e churrascos até voo livre, escalada, trilhas e outras atividades.
Para aqueles que apreciam contemplar a natureza, o parque é um dos melhores pontos na cidade do Rio. Também é possível andar de skate, observar as aves e até tomar banho de cachoeira.
2 thoughts on “Parque Nacional da Tijuca – Natureza exuberante”