Cultura

Feira do Rio Antigo (Feira do Lavradio)


Feira do Rio Antigo (Lavradio)

A Feira do Rio Antigo acontece no primeiro sábado de cada mês, na Rua do Lavradio, na Lapa. Nela, você encontra de antiguidades a artesanatos e artistas de rua.

É um polo de excelência cultural, histórica, gastronômica e turística, que, através da diversidade, valoriza bens materiais e simbólicos, que destacam a identidade da alma carioca.

Os restaurantes da região têm pratos típicos, dentre eles a tradicional feijoada.

O Polo Novo Rio Antigo foi criado em 2005 e logo se transformou em um instrumento importante de revitalização do Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro, ao reunir empresários e profissionais das áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo, comércio e serviço em torno de uma única bandeira: fortalecer o associativismo e promover o desenvolvimento das regiões da Cinelândia, Lapa, Rua do Lavradio, Praça Tiradentes e Largo de São Francisco que viviam abaladas pelos sucessivos abandonos do poder público e evasão da iniciativa privada.

A Rua do Lavradio

Rua do Lavradio - Feira do Rio Antigo
Rua do Lavradio

A Rua do Lavradio já é um passeio histórico por si só. Ela foi a primeira rua residencial do Rio, e foi aberta por volta de 1770 pelo vice Rei, Marquês do Lavradio, para que servisse de passagem dos Arcos da Lapa ao Largo do Rocio, hoje Praça Tiradentes.

Ao longo dos anos, a rua teve moradores e frequentadores ilustres da história do Rio de Janeiro: o jornalista João do Rio, os escritores Lima Barreto e Machado de Assis, além de Carmem Miranda e Madame Satã.

Feirinha e lojas

feira do lavradio
Tem muita coisa legal por lá! Ótimo para quem gosta de antiguidades.

Ao todo, a feira reúne cerca de 400 expositores em todas as edições. São vendidas desde bijuterias, roupas, sapatos, passando por vinis, suculentas, quadros, mandalas, prataria, até máquinas de escrever, câmeras retrô, objetos de decoração, brinquedos…

Nos 700 metros de rua cabe tudo isso e muito mais! Além das barracas existem também diversas lojas espalhadas pelos sobrados.

Música de qualidade!

Outro motivo que torna a feira do Rio Antigo um ótimo lugar para conhecer, além das lojas e expositores, são os shows. São vários gêneros musicais! A cada 100 metros um estilo diferente. E além disso, tem o Baile Charme Rio Antigo com aulas gratuitas de dança sempre às 15h;

Restaurantes e bares

Os restaurantes de rua também são uma atração à parte, com uma grande diversidade de cardápios que vão desde brasileira clássica, como moquecas e picanha, é a especialidade no Mangue Seco, italiana e mediterrânea no Casa Momus, brasileira contemporânea no Santo Scenarium, chinesa e japonesa no MingYe, churrasco e feijoada no Cantinho do Senado, Espetto Carioca e Arco Íris e o Bar do Elias com comida árabe. Mas dá também para comer delícias pela rua: salgados, acarajés e lanches de diversos tipos são encontrados pelo caminho.

Isso sem falar nos bares! Na Lavradio tem o Bar Brasil, o Cantinho do Senado, além do Rio Scenarium, que recebe shows a cada noite, e na Praça Tiradentes tem o Beco das Artes, o Espaço Ruínas, o Centro Cultural Carioca e muitos bares legais.

Já deu pra perceber que a Feira do Rio Antigo no Lavradio é um passeio que você não pode deixar de fazer, não é mesmo? Então já sabe, quando vier ao Rio, programe-se e venha conhecer esse pedacinho tão querido dos cariocas!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *