Dicas turísticas

Praia da Reserva – Natureza e mar


Praia da Reserva - Zona Oeste do Rio de janeiro

Nosso giro pelas praias cariocas não para! Hoje temos como destino, a Praia da Reserva. Quer conhecer mais sobre esse paraíso na Zona Oeste do Rio? Vem com a gente!

Também conhecida como Praia da Reserva de Marapendi, está localizada na Barra da Tijuca, entre a Praia da Barra e a Praia do Recreio. Possui cerca de 8,0 km de extensão, e é margeada pela Avenida Lúcio Costa.

Lagoa de Marapendi com Praia da Reserva ao fundo.
Vista da Lagoa de Marapendi com a praia ao fundo.

As principais características da Praia da Reserva são as águas extremamente claras e limpas e a areia fofa. Ao longo de sua orla, existem diversos quiosques e barracas. É um dos destinos mais bacanas do Rio de Janeiro para quem gosta de belas paisagens.

Além do cenário fantástico, ela também é ideal para quem busca sossego. Possui pouco movimento de comércio, e poucas vagas de estacionamento. Como o próprio nome já diz: é uma reserva! Um lugar tranquilo, ideal para quem quer curtir o mar sem o agito de pessoas e ofertas de vendedores ambulantes. 

Praia da Reserva vista de cima – Imagens: Visão TV – Oficial

Por que Praia da Reserva?

Ela recebeu esse nome por estar situada ao longo da Reserva de Marapendi, uma área de proteção ambiental destinada à preservação da vegetação de restinga e de manguezal. No interior da reserva, localiza-se a Lagoa de Marapendi, utilizada para a prática de esportes náuticos, como canoagem, remo e vela.

O que tem pra fazer?

Como já dissemos, as principais atividades para se fazer por lá, além de relaxar, mergulhar em águas cristalinas e se conectar com a natureza, é a prática de esportes marítimos, Tanto na praia, quanto na Lagoa de Marapendi.

Louge do Quiosque Pesqueiro, na Praia da Reserva.
Vista do louge do Pesqueiro para a Praia da Reserva – Foto: Reprodução

Apesar de praticamente não ter a presença de vendedores ambulantes, a Praia da Reserva conta com algumas boas opções de quiosques, como o Cavalo Marinho e o Pesqueiro – este, inclusive, é considerado um dos melhores e mais famosos de todo o Rio de Janeiro. Os dois são especialistas em frutos do mar e têm como principais destaques seus charmosos lounges e a música ao vivo.

Gostou de conhecer mais uma praia da nossa Cidade Maravilhosa? Comente o que achou da praia da reserva, se já foi ou o que mais gostaria de fazer por lá. Semana que vem o Giro pelas praias cariocas do verão 2021 continua.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *