Dicas turísticas

Praia do Pontal e Recreio


Praia do Recreio e Praia do Pontal

Seguimos com o nosso giro do Verão 2021 pelas praias cariocas! O post de hoje do blog trás a Praia do Pontal e a Praia do Recreio, duas praias localizadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes.

O bairro é um bairro nobre da Zona Oeste do município do Rio de Janeiro, que fica logo após a Barra da Tijuca. É conhecido pelas praias, pelo ambientalismo, organização, e segurança.

Praia do Pontal e Pedra do Pontal

Praia do Pontal, na verdade, é o nome dado a um trecho da Praia do Recreio, que se estende da Pedra de Itapuã à Pedra do Pontal, que também é chamada de Pedra do Pontal de Sambaetiba.

Praia do Pontal e Pedra do Pontal

Ela divide as praias do Recreio e da Macumba, e é ligada ao continente por uma faixa de areia visível quando a maré está baixa. Aliás, esse é o período em que podemos ver várias pessoas caminhando pelas trilhas tranquilas, que possuem aproximadamente 500m.

A vista é espetacular e oferece um cenário incrível das praias e montanhas do Rio de Janeiro.

Em qualquer ponto da pedra, estando de frente para o mar, do lado direito você verá a Praia do Recreio e do lado esquerdo a Praia da Macumba. Além disso, também poderá ver outros monumentos naturais do Rio de Janeiro, como a Pedra da Gávea, a Pedra Bonita, a Floresta da Tijuca, a Ilha da Palmas e outros.

vista da Pedra do Pontal
Vista maravilhosa da Pedra do pontal

A Praia do Pontal é mais frequentada pelos cariocas, principalmente pelos moradores da região, já que está um pouco mais distante da maior concentração de atrações turísticas da cidade, além de não ter uma estação de metrô próxima.

Possui águas esverdeadas e cristalinas, sem muitas ondas. Por isso é ideal para levar as crianças e para fugir do agito das praias da Zona Sul, como as praias de Copacabana, Ipanema e Leblon.

Mesmo sendo mais distante, a praia fica bastante movimentada no verão e em finais de semana de sol. Durante a semana e fora da alta temporada a praia é bem tranquila.

Praia do Recreio

Praia do Recreio é uma extensão da Praia da Barra da Tijuca. A vantagem é ser menos cheia, pois a maioria das pessoas acaba preferindo a Barra. É uma praia bem extensa. Sua faixa de areia vai do Posto 9 ao 12.

Praia do Recreio
Praia do Recreio

Está entre as queridinhas dos surfistas, mas também é ótima para famílias com crianças ou grupos de amigos em busca de diversão.

A infraestrutura é muito completa, com diversos quiosques à disposição e também barracas que alugam cadeiras e guarda-sol.. A praia é uma boa pedida para quem curte praticar esportes: é possível fazer aulas de surf, fazer caminhadas, andar de bike pela ciclovia… Não faltam opções de lazer.

É uma praia bem família, onde todo mundo se encontra e se confraterniza.

Como chegar?

As Praias do Pontal e Recreio estão a cerca de 37km de Copacabana

A forma mais econômica para chegar, caso não esteja de carro, é o transporte público. A estação mais próxima do BRT é a do Recreio Shopping. Caso você faça essa escolha, será necessário pegar outro meio de transporte (Uber ou Taxi) ou então disposição para andar aproximadamente 3Km.

Outra opção é ir de metrô até a Barra, na estação Jardim Oceânico e de lá pegar um ônibus, taxi ou Uber até o pontal. Você também pode sair pelo acesso C e fazer integração com o BRT até o Recreio Shopping.

Apesar da distância, com certeza são praias que valem a pena conhecer, pois estão entre as mais bonitas do Rio.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *