Nosso giro pelas praias cariocas continua, e a escolhida para esse post é a Praia de Grumari. Uma enorme faixa de areia, com 2.5km de extensão, que é um verdadeiro pedaço de paraíso na terra.
A Praia de Grumari fica em uma reserva ambiental, localizada na Zona Oeste, bem afastada do centro do Rio de Janeiro Esse é um dos motivos de ser um local mais tranquilo e pouco movimentado.
A reserva, que dá acesso à praia é de responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro, que abre o local para visitação diariamente das 7h às 19h.

É uma praia de águas bem limpas e transparentes que variam entre o azul e verde, dependendo do tempo que está fazendo
É apropriada para todo tipo de visitantes, pois as ondas batem no fundo e por isso a maré fica mais tranquila na parte rasa.
Para os praticantes de esportes, a Praia de Grumari é um ótimo lugar, com o mar propício para prática de surf, bodyboard e esportes aquáticos em geral.
Já para quem prefere não se arriscar, pode-se se banhar sem medo, pois as ondas fortes quebram no fundo do mar.

Como chegar na Praia de Grumari?
A praia de Grumari está a cerca de 40 km de distância de Copacabana, o que dá mais ou menos 1 hora de carro.
Aliás, a única forma de chegar é de carro, pela Avenida Estado da Guanabara, já que a região não possui metrô ou ônibus. Mas se você preferir, e estiver com disposição, também pode ir de bicicleta.
Apesar de ficar aberta das 7h às 19, é bom chegar bem cedinho, pois a partir do momento que o número de vagas do estacionamento local é preenchido, a entrada passa a ser proibida.

Existe uma pequena infra-estrutura de atendimento aos freqüentadores da praia com alguns quiosques, em sua maioria especializados em frutos do mar, o que possibilita almoçar no local.
Lembrando, mais uma vez, que a praia se encontra em um local de preservação ambiental. É importante manter as condições de limpeza, recolher o lixo e não poluir a natureza.