Dicas turísticas

Prainha – Um lugar de paz e natureza


Prainha - Rio de Janeiro

O giro pelas praias do Rio de Janeiro entra em sua volta final, trazendo a Prainha como destino. Nossa penúltima praia da série está localizada em uma área de preservação, na Zona Oeste da cidade. Continue lendo para conhecer mais sobre esse refúgio, onde o mar encontra a mata atlântica.

A pequena praia é uma das preferidas dos surfistas do Rio de Janeiro, pelo mar forte. Com cerca de 700m de extensão, a Prainha é cercada por morros, vegetação litorânea e mata atlântica, revelando um visual belíssimo ao seu redor.

Prainha - Rio de janeiro
Crédito: Trilhas e Aventuras

É um lugar perfeito para curtir o mar, mergulhar e renovar as energias! A Prainha exibe o título de Bandeira Azul, certificação que garante a qualidade da água e da areia. Em alguns pontos tem ondas mais fortes e em outros, mais fracas. 

Nesse vídeo dá pra ter uma ótima noção do visual maravilhoso da Prainha. – Crédito: Canal Marcos Cavalcante.

Como chegar na Prainha

Ir à Prainha exige um pouco de planejamento e o sacrifício de acordar cedo. Para quem não está disposto a fazer isso, talvez seja melhor ir no meio da semana. Isso porque o local enche cedo e há poucas vagas de estacionamento.

A única maneira de chegar é de carro. Não existem linhas de ônibus ou metrô passando nem perto da Prainha. A distância é de aproximadamente 50km para a Zona Sul. 

Mas independente do esforço, vale a pena chegar cedo para aproveitar dia, e ficar até o entardecer, quando o sol se esconde atrás das montanhas no meio da tarde. Nos quiosques, as pedidas são sanduíche natural, suco e açaí.

Além de curtir a praia, outra programação que dá pra fazer também é a trilha da Prainha, que possui dificuldade nível 2, numa escala de 0 a 5.

Mirante do pico do Caeté. Outra programação para fazer quando visitar a Prainha
Mirante no Pico do Caeté – Crédito: Blog Viajar é Tudo de Bom

A trilha leva ao Pico do Caeté. Ela começa no Parque Municipal Ecológico e segue por dentro da Mata Atlântica até atingir o cume, onde há um mirante, onde se pode ver toda a região da Barra da Tijuca, Maciço da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.

Você já conhecia a Prainha? Responda aqui nos comentários do blog. Semana que vem nosso último post do nosso giro verão 2021 pelas praias do Rio de Janeiro.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *