Dicas turísticas

Praias de Niterói – Região Oceânica


Praias de Niterói - Região Oceânica

O verão está chegando ao fim, assim como o nosso giro pelas praias cariocas. Nesse último post da série, não vamos falar de uma praia carioca, mas sim de algumas praias de Niterói. Nossa vizinha, também conhecida como Cidade Sorriso, possui belas praias, principalmente na Região Oceânica da cidade. E hoje vamos conhecer 4 dessas praias: Piratininga, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Então já se prepara para o passeio e segue a leitura para conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas lindas praias de Niterói.

Praia de Piratininga

Praias de Niterói - Piratininga
Praia de Piratininga – Região Oceânica de Niterói

A primeira praia que vamos falar é uma das mais belas praias da cidade. A praia de Piratininga tem aproximadamente 2.700 metros de extensão. Possui águas bastante limpas e apropriadas para o banho, além de uma paisagem deslumbrante aberta para o Oceano Atlântico.

Ela é formada por duas praias conjugadas: O trecho chamado de Praião é o mais agitado, mais extenso e com ondas mais fortes, e é lá que ficam vários quiosques e restaurantes em sua orla. Na chamada Prainha, o mar é mais calmo, e é onde a maioria dos banhistas preferem ficar.

Praia de Camboinhas

As areias brancas de Camboinhas – Foto: Reprodução

Nosso segundo destino entre as praias de Niterói é Camboinhas. Com 2.600m de extensão, é a segunda maior praia da cidade e continuação da Praia de Itaipu.

Com águas transparentes e esverdeadas é um recanto muito procurado pelos amantes da pesca de arremesso, pelos velejadores e pelos wind-surfistas.

Além disso, há vários ótimos restaurantes nas redondezas, com maravilhosos pratos de frutos do mar. É a escolha ideal para quem quer tranquilidade e beleza, mas não abre mão da infraestrutura.

Praia de Itaipu

Praia de Camboinhas - Região Oceânica de Niterói
As águas tranquilas da Praia de Itaipu – Foto: Ana Ribeiro

A próxima praia é Itaipu. Localizada no final da estrada de mesmo nome e com uma extensão de aproximadamente 1.000m, é a única praia oceânica de Niterói que apresenta águas sempre calmas.

Seu nome, na língua Tupi, significa “água que sai do meio das pedras”.

Possui restaurantes a beira-mar especializados em frutos do mar, de onde se pode apreciar o mais belo pôr-do-sol da cidade. O canal de ligação da laguna com o oceano é o limite natural entre as praias de Itaipu e Camboinhas.

Praia de Itacoatiara

Prainha, praia de Itacoatiara e Costão de Itacoatiara ao fundo – Foto: instagram.com/rafemoura

Para finalizar o tour na Região Oceânica, pelas praias de Niterói, chegamos na mais famosa delas: a Praia de Itacoatiara.

Ela possui 700m de extensão e é considerada uma das melhores praias da cidade e a 12ª melhor do Brasil, segundo o Tripdvisor.

Seu nome significa em Tupi ”pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”.

Em meio a uma paisagem exuberante, suas águas são transparentes e azuladas. É muito procurada pelos surfistas. pesar de ser pequena, é uma das mais frequentadas pela juventude.

No recanto direito, fica a ”Prainha”, paraíso para as crianças, uma pequeníssima praia protegida das ondas e que apresenta na maior parte do tempo águas calmas. No canto esquerdo está localizado o famoso Costão de Itacoatiara, onde você pode subir por uma trilha e ter uma visão espetacular da região.

Praias de Niterói - Itacoatiara
Vista do Costão de Itacoatiara – Foto: André Cyriaco

Como chegar nas praias de Niterói da Região Oceânica?

A cidade de Niterói fica a cerca de 20 km do Rio de Janeiro e chegar lá é bem simples. Para quem está de carro é necessário pegar a BR-101 seguindo pela famosa ponte Rio-Niterói.

O trajeto de carro dura cerca de 1 hora e é bem sinalizado. Saindo da ponte você irá em direção ao bairro de Icaraí e também passará pelos bairros de São Francisco e Charitas, onde vai atravessar o túnel e já estará em Piratininga.

Já para quem opta por ir de transporte público, pode pegar o metrô ou ônibus até a Praça XV, e de lá atravessar de barca ou catamarã para a Praça Araribóia, no centro de Niterói ou para a estação de Charitas.

A estação das barcas na praça Araribóia fica ao lado do terminal rodoviário de Niterói, onde você pode pegar ônibus para qualquer lugar da cidade. Já na estação de barcas de Charitas, que fica logo antes do túnel, tem um ponto de ônibus, onde passam todas as linhas para as praias oceânicas que falamos aqui no post.

Terminamos aqui o nosso Giro pelas praias do Rio de Janeiro do verão 2021. Esperamos que tenham gostado das dicas e que venham curtir todos esses destinos assim que possível!

E quando vier ao Rio de Janeiro, não esqueça de fazer sua reserva no Temporada Copacabana. Será um prazer te receber!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *