Dicas

Praia de Copacabana – A “Princesinha do Mar”


Praia de Copacabana - Zona Sul do Rio de Janeiro

A Praia de Copacabana será o primeiro destino da nossa série para o Verão 2021 de praias cariocas.

Toda quarta-feira até o dia 17 de março, vamos publicar aqui no blog um texto sobre uma das praias da nossa cidade maravilhosa!

E como já falamos, no início desse post, nada melhor do que começar com a nossa “Princesinha do mar”.

Localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro, a praia mais famosa do mundo onde fica o nosso “Temporada Copacabana”, tem muitas opções de lazer. Por tanto, nada melhor que um mergulho no mar, em um dia ensolarado, com esse visual! Relaxe e curta essa onda!

Vista aérea da Praia de Copacabana
Vista aérea da Praia de Copacabana

Fortes de Copacabana

Em um dos extremos, mais próximo de nós, está o Forte de Copacabana, um local que faz parte da história do país. A fortificação foi inaugurada no dia 28 de setembro de 1914, sendo a mais poderosa praça de guerra da América Latina. A Cúpula dos Canhões, parte superior da fortificação, desvenda uma das principais paisagens da cidade do Rio de Janeiro, com vista para o Pão de Açúcar e a Praia de Copacabana. Certamente é uma sensação única estar acima do mar, com esse panorama deslumbrante!

Forte de Copacabana
Forte de Copacabana

O Museu Histórico do Exército tem um dos principais acervos militares do país. A origem remonta ao século XIX. Passou por alguns endereços da cidade até 1987, ano em que fixou residência no Forte de Copacabana. A cima de tudo a missão do museu é preservar, salvaguardar e disseminar os valores, as tradições e a memória histórica do Exército Brasileiro e atuar como um Espaço Cultural, que proporciona cultura, entretenimento e conhecimento aos visitantes. Além disso, conta com um acervo de cerca de 15 mil peças, como indumentárias, armamentos e objetos de uso pessoal raros de históricos militares, por exemplo, uma mecha do cabelo de Napoleão Bonaparte.

Forte do Leme

Forte do Leme
Forte do Leme

Além do Forte de Copacabana, a praia é “vigiada” no outro extremo pelo Forte Duque de Caxias, também conhecido como Forte do Leme, um centro de formação de militares no campo das ciências sociais e humanas. Além de ser um local de  desenvolvimento de pesquisas e prática do ensino, também é muito frequentado por turistas que querem observar o mar e as ondas batendo no costão.

Você também pode realizar outras atividades na praia, como stand up paddle, surf, uma corrida, caminhada, ou andar de bike curtindo a brisa e tomando uma deliciosa água de coco.

O horário de funcionamento do Museu Histórico do Exército, Fortificação e Exposições é de terça a domingo e feriados, das 10h às 18h, e da Alameda, Cúpula dos Canhões, Cafés e Loja, de terça a domingo e feriados, das 10h às 19h30. Consulte o valor do ingresso na bilheteria ou no site oficial mhexfc.eb.mil.br. Contatos: E-mail: relpub@mhexfc.eb.mil.br / Tel: +55 (21) 2287-5357.

O horário de funcionamento do Forte do Leme é de terça a domingo, das 9h30 às 16h. Consulte o valor do ingresso na bilheteria ou no site oficial www.cep.eb.mil.br. Contatos: E-mail: divisaodoforte.cep@gmail.com / Tel: +55 (21) 3223-5076.

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre as atrações que rodeiam a Praia de Copacabana? Então até a próxima semana com o nosso próximo destino de praias cariocas! Será que você advinha qual é?



One thought on “Praia de Copacabana – A “Princesinha do Mar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *