Dicas turísticas

Praça Paris


Praça Paris

A Praça Paris fica no bairro da Glória, próximo ao Centro da Cidade do Rio de Janeiro. Possui lindos jardins em estilo francês, semelhante aos do Palácio de Versailhes, com grandes gramados, lago e chafariz, em composição simétrica.

Praça Paris - Rio de Janeiro

É uma relíquia do final da Belle Epoque carioca, primeiros anos do século XX, projetada sobre o aterro e terminada no ano de 1927, na reformulação urbanística e da cidade, que se voltava para os moldes de Paris. Inaugurada em 1929, foi projetada pelo arquiteto e urbanista francês Alfredo Agache.

Para se chegar, o melhor transporte é o metrô. Basta descer na estação da Glória e andar alguns metros. Muitas linhas de ônibus também passam próximo ao local.

Jardins da Praça Paris

Com imenso jardim clássico francês, é uma aula de paisagismo. Muitos dos que visitam ou frequentam a praça utilizam o espaço para fazer caminhadas ou corridas.

Quem entra pelo portão voltado para a Glória pode observar um grande monumento com uma estátua no ponto mais alto, uma homenagem da nação ao Almirante Barroso. Do lado direito de quem entra, há grandes jardins que circundam um lago com chafariz, que possui esculturas de peixes e esculturas dispostas ao seu redor.

No local também são vistas antigas luminárias, que faziam parte do mobiliário urbano do Rio de Janeiro do início do Século XX.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *